quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Acne!

Ok, acho que não é novidade pra ninguém que a acne tem relação com a alimentação, afinal, a saúde de nossa pele, assim como de todo nosso corpo, está fortemente relacionada com o que comemos. Acontece que, com tantas informações que recebemos (algumas de fontes confiáveis, outras nem tanto), acabamos ficando um pouco confusos. E quer saber? Não somos só nós que ficamos confusos. Os próprios cientistas ainda não chegaram em um consenso se alimentos como o chocolate, por exemplo, têm relação com a acne. 

Então vamos começar do básico. O que é a acne? A acne é considerada uma doença que pode variar desde uma obstrução de um poro em nossa pele até nódulos e cistos. Ela atinge principalmente adolescentes, mas pode aparecer na idade adulta, no caso de distúrbios hormonais.

As causas da acne podem ser várias, mas vale ressaltar que ela tem tendência hereditária (se o seu pai e sua mãe tiveram problemas com acne, sua chance de também ter é de 50%). 


Quando falamos de alimentação, adivinhem só: O SEGREDO É TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL! Tudo bem, pra não ficar tão vaga a idéia do que seria ter uma alimentação saudável, vamos dar umas dicas, com foco na acne:

  • Mesmo que o assunto seja polêmico, os alimentos relacionados com a acne são: chocolate, alimentos gordurosos, industrializados e carboidratos simples, ou seja, pobres em fibras, como o açúcar. Ok, não se sabe se comprovadamente eles têm mesmo uma relação com o surgimento da acne, mas como eles não são os melhores amigos da nossa saúde, podemos evitá-los, não é?



  • DIETA RICA EM GORDURAS: Esse é outro tópico polêmico quando falamos de acne. Muitos estudos mostram que uma dieta rica em gordura  leva ao aumento da produção de sebo, inflamando os poros e levando à acne. Outros acreditam que isso pode acontecer por um efeito psicológico, ou seja, a pessoa consome alimentos ricos em gordura e o stress que sente por achar que isso fará surgir a acne é que é o responsável por essa relação. Acontece que, mesmo esses estudos, sugerem uma redução no consumo de gordura. E como dieta rica em gordura não é prejudicial apenas para nossa pele, o melhor é evitar!



  • Alimentos ricos em VITAMINA A e C são amigos da nossa pele, ajudando a mantê-la saudável. Que alimentos são esses?
Fontes de Vitamina A: Cenoura, Abóbora, Espinafre, Fígado, entre outros
Fontes de Vitamina C: Goiaba, Laranja, Caju, Abacaxi, Morango, entre outros

  • Pele saudável, é pele hidratada: Beba bastante ÁGUA, ou seja, 2 a 3 litros por dia.



  • ZINCO: Muitos estudos demonstram uma ação favorável do zinco no tratamento da acne. Acredita-se que ele atue reduzindo a inflamação e otimizando a cicatrização. Algumas fontes mais comuns de zinco são: castanha-do-pará, frango, alho, abóbora, semente de girassol, gérmen de trigo.



  • Outro  mineral que estaria ligado à redução da gravidade da acne e sua cicatrização é o SELÊNIO. Fontes: Castanha-do-pará, alimentos marinhos (camarão, caranguejo, salmão) e leite.

E vamos abrir um parêntesis: não é por que a castanha-do-pará foi citada mais de uma vez como benéfica contra a acne (e não só contra a acne), que vocês vão comer um monte de castanha-do-pará. BASTA UMA POR DIA, afinal, ela também é fonte de gorduras (gorduras "boas", mas ainda assim, gorduras).


E é isso, gente...pra mostrar que #NutriçãoTambémÉBeleza!




Isabella Barbosa





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PUJOL, A. P. P.; PEREIRA, E.F. Acne. In: PUJOL, A. P. P. Nutrição Aplicada à Estética. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2011. Pág. 71-90.

ROCHA, L.M. Acne. In: SCHNEIDER, A.P. Nutrição Estética. São Paulo: Editora Atheneu, 2009. Pág. 143-151. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário