Mas afinal, o que é esse tal glúten?
É comum as pessoas terem dúvidas quando encontram as seguintes frases nos rótulos de alimentos: "Não contém glúten" ou "Contém glúten". Muita gente acha que deve evitar os alimentos que contém o glúten, porque ele pode fazer mal à saúde, mas não é bem assim.
O glúten é uma proteína presente em alguns alimentos como trigo, aveia e cevada. A legislação exige que a sua presença seja alertada nos rótulos, pois algumas pessoas são intolerantes a ele.
Essas pessoas são portadoras de uma doença chamada doença Celíaca, que é caracterizada pela ausência da enzima capaz de digerir o glúten. Por isso, elas não conseguem fazer a digestão de alimentos que contenham essa proteína. Ao consumir esses alimentos, provocam uma inflamação no intestino, tendo diarréia e dores abdominais como consequência.
Assim, se você não é uma dessas pessoas, pode ficar tranquilo, pois o glúten não vai te fazer mal nenhum. Já se você é ou conhece alguém que tenha doença celíaca, a indicação é procurar um nutricionista para que ele possa elaborar um plano alimentar individualizado, excluindo o glúten da dieta, já que essa é a única forma de tratar essa doença que, infelizmente, é crônica.
REFERÊNCIAS:
CARUSO, Lúcia. Distúrbios do Trato Digestório. In: CUPPARI, Lilian. Nutrição Clínica no Adulto. Barueri, SP: Manole, 2005.
LIMA, Ana Margarida Macedo. Doença Celíaca. Universidade do Porto. 28p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário