sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A vida é feita de escolhas!

E com a nossa alimentação não é diferente!

Pequenas mudanças na nossa alimentação podem fazer muita diferença na nossa saúde sem a necessidade de um sacrifício tão grande.

Quer ver alguns exemplos?

1.Quando o garçom pergunta o que você vai beber.

                         
·       Se você escolhe um refrigerante:

Em um copo (200ml), por exemplo, estará consumindo principalmente água gaseificada e açúcar com 85kcal, 21g de carboidratos (açúcar) e 10mg de sódio.

·       Se você escolher um suco (vamos usar o de laranja como exemplo):
Se você consumir a mesma quantidade de suco de laranja (um copo de 200ml), estará consumindo cerca de 66kcal. Você pode dizer que a diferença entre o valor calórico fornecido pelos dois não é tão grande, mas a diferença na qualidade dessa caloria é imensa. Pra começar, o suco de laranja contém menos carboidratos (15g) e, além disso, diferentemente do açúcar presente nos refrigerantes, o que está nas frutas é natural e, portanto, não é prejudicial à saúde.

Outra diferença é que, no suco de laranja, temos ainda vitaminas (vitamina C) e minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio). Além disso, o suco de laranja não contém nada de sódio, o vilão da hipertensão e retenção de líquidos.

2. Que leite utilizar?

A principal diferença entre os leites integral e desnatado está no teor de gorduras. Comparei a informação nutricional desses dois tipos de leite de uma mesma marca. Tomando 1 copo de leite (200ml), você consome:

Leite integral
Leite desnatado 
Calorias
113kcal (6% VD*)
66kcal (3% VD*)
Gorduras totais
6g (11% VD*)
0g (0% VD*)
Gorduras saturadas
4g (18% VD*)
0g (0% VD*)
Cálcio
230mg (23% VD*)
260mg (26% VD*)

É isso mesmo, gente. O leite desnatado não tem NADA de gordura! Principalmente, gordura saturada, que está envolvida no aumento de nosso colesterol ruim (o LDL). E, ao contrário do que algumas pessoas pensam, o leite desnatado não tem menos cálcio que o integral. Nesse caso, o desnatado tem até mais cálcio que o integral. 


Ao contrário do que se pensa, substituição do leite integral pelo desnatado não deve ser feita apenas pelas pessoas que têm problemas de saúde, mas por todos os que já atingiram a idade adulta. As gorduras saturadas, presentes no leite integral, devem ser consumidas em quantidades mínimas durante o dia e, se ultrapassamos essa quantidade (o que não é nada difícil, já que muuuuuuitos alimentos possuem essas gorduras), são prejudiciais a saúde de qualquer pessoa. Reduzir seu consumo é uma forma não apenas de tratar uma hipercolesterolemia (o famoso colesterol alto), mas também de prevenir que ele se eleve.


3. E se eu quiser comer um biscoitinho?



A principal diferença entre o biscoito recheado e o ao leite (sem recheio), está também na quantidade de gorduras. Comparei os dois tipos de biscoito de uma mesma marca, um com recheio e outro sem. A diferença já é enorme! E olhe que eu nem estou pedindo que você substitua seu querido recheado por um biscoitinho integral rico em fibras e pobre em gorduras (o que seria uma ótima ideia, aliás)!


Biscoito recheado (5 biscoitos)
Biscoito s/ recheio (5 biscoitos)
Calorias
280kcal (14% VD*)
135 kcal (7% VD*)
Gorduras totais
12g (22% VD*)
5g (9% VD*)
Gorduras saturadas
4g (18% VD*)
1,4 (6% VD*)







4. Pão francês x Pão integral    

Quando trocamos o pão francês pelo integral, estamos fazendo a escolha de consumir mais fibras (que são excelentes para o funcionamento do nosso intestino, além de muitas outras funções que podemos discutir aqui em outro momento) e menos carboidratos simples. Veja a diferença:

Pão francês (1 pão)
Pão integral (2 fatias)
Calorias
150kcal (8% VD*)
125 kcal (6% VD*)
Carboidratos
29g (10% VD*)
25g (8% VD*)
Fibras
1,2g (5% VD*)
3,5 (14% VD*)

Esses foram apenas alguns exemplos de algumas mudanças que podemos fazer e que afetam muito nossa saúde, nos livrando de algumas doenças que estão extremamente relacionadas à nossa alimentação. 

Procure um profissional nutricionista pra que ele possa te ajudar a fazer escolhas melhores para sua alimentação, afinal, cada um de nós tem necessidades específicas, bem como dificuldades específicas.

*VD: Valores Diários. Veja a postagem anterior para entender melhor: http://nutricaoesaude-isabellabarbosa.blogspot.com/2012/01/rotulos-voce-sabe-ler.html



Isabella Barbosa

Um comentário:

  1. Me perguntaram: "Essas mudanças só fazem diferença na minha saúde ou também fazem na balança?"

    Fazem toda a diferença! Na balança vamos perceber que os quilinhos a mais vão começar a sumir. E a nossa saúde se beneficia duplamente, pois quando perdemos peso e ficamos na faixa saudável, nossa saúde também melhora. Vamos fazer o teste e ver os números mudarem quando subirmos na balança e fizermos exames de saúde.

    Quem topa??

    ResponderExcluir