A qualidade da alimentação que temos é definida, muitas vezes, no supermercado. É lá que determinamos o que vamos encontrar em nossa cozinha na hora que a fome bater. Daí a importância de avaliar, desde as compras, aquilo que comemos. Por isso, vamos aprender a ler os rótulos!
Nos rótulos dos alimentos, é possível saber muito mais do que a data de validade dos produtos. Neles encontramos os ingredientes presentes no produto, a composição nutricional dele e quanto porcento da nossa necessidade diária de nutrientes aquele alimento cobre.
A primeira coisa que devemos observar são os ingredientes. Eles são listados em ordem decrescente de quantidade, ou seja, os que aparecem primeiro são os que estão em maior quantidade no produto. Assim, devemos evitar aqueles alimentos que contêm entre os primeiros ingredientes açúcar e gordura.
Por exemplo, nesse rótulo de um biscoito recheado, o primeiro ingrediente citado é o açúcar. Portanto, o ingrediente em maior quantidade nesse alimento é o açúcar, enquanto que os aromatizantes são os de menor quantidade.
Depois, é importante avaliar as informações nutricinais, começando pelo tamanho da porção à qual elas correspondem, pois quase nunca aqueles valores são referentes à embalagem toda e sim a uma pequena parte dela, a porção.
No caso dos biscoitos, a embalagem completa contém 13 biscoitos, mas as informações nutricionais só correspondem a uma porção de 3 biscoitos. Não há nada de errado na indústria fazer isso, mas devemos tomar cuidado para não nos enganarmos achando, por exemplo, que se comermos o pacote inteiro, estaremos consumindo 141 calorias, quando, na verdade, essas calorias correspondem apenas a 3 biscoitos.
Outro elemento que faz parte dos rótulos é a sigla %VD, ou seja, a porcentagem do valor diário recomendado para uma dieta de 2000 calorias. Explicando melhor, é quanto porcento da nossa necessidade diária de um determinado nutriente aquele alimento supre. Como não seria possível calcular um percentual para cada pessoa, adotou-se um valor de referência, considerando uma pessoa que deve consumir 2000 calorias por dia.
Observando o rótulo do mesmo biscoito recheado, ao comer 3 biscoitos (Porção), já estaríamos comendo 10% de toda a gordura saturada que podemos consumir durante o dia.
Pra resumir nossa leitura de rótulos no supermercado, devemos sempre fazer comparações entre produtos (por exemplo, diferentes tipos de pão ou até um mesmo tipo de marcas diferentes) e preferir aqueles que tenham menos gorduras ruins, mais fibras e menos sódio, principalmente.
Além disso, devemos optar por alimentos com uma lista de ingredientes menor, pois isso indica que são menos processados, possuem menos aditivos e, consequentemente, são mais saudáveis.
Pra descontrair!
Achei muito criativo e de conteúdo muito rico esse trabalho que os estudantes de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) produziram. É uma animação que aborda a leitura de rótulos e a sua importância. Clique e assista!
Isabella Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário