quarta-feira, 21 de março de 2012

Sal: Um vilão pra nossa saúde

Alertar aos consumidores sobre os malefícios do sal agora é lei no Rio de Janeiro! Uma lei estadual aprovada recentemente no Rio obriga a indústria a alertar, nas embalagens de sal, que seu consumo exagerado pode fazer mal à saúde. E não é pra menos! O consumo exagerado de sódio (sal) pode causar desde o inchaço (o terror das mulheres!) provocando retenção de líquidos, até hipertensão e problemas renais. 

É aí que surge a dúvida: o que é exagerar no sal? 

A quantidade máxima recomendada de sal por dia é de 6g. Vale lembrar que essa quantidade já leva em consideração o sal contido nos alimentos, que aparece como sódio nos rótulos. E pra te ajudar a não ultrapassar essa quantidade, aqui vão umas dicas.

Dica #1: Alimentos campeões em sal (sódio)


Os alimentos mais ricos em sal são aqueles que servem como temperos (industrializados), os embutidos (linguiça, salsicha, mortadela) e alimentos com prazo de validade grande, como carne em lata, sardinha enlatada, empanado de frango, etc. Nesses últimos, o sal é adicionado para ajudar a conservá-los. Aqui vão alguns exemplos que você deve evitar. Observe que alguns deles até ultrapassam a quantidade máxima de sal recomendada por dia:

  • Sopa instantânea (pacote) - 8,25g de sal
  • Tempero industrializado em pó (sachê) - 6,06g de sal
  • Macarrão instantâneo (c/ tempero da embalagem) - 5,32g de sal
  • Molho shoyu (2 colheres de sopa) - 4,26g de sal
  • Salsicha (1unidade) - 1,43g de sal
Dica #2: Como reduzir o consumo de sódio
    • Preferir os temperos naturais (cebola, cebolinha, coentro, salsa, manjericão, alecrim) e evite os temperos artificiais. Agora você não tem mais desculpas e já sabe que eles contém muito sal (sódio);
    • Reduzir a quantidade de sal empregada no tempero dos alimentos. Você pode fazer essa redução de forma gradual para não sentir tanto a diferença de sabor e substituir o sabor do sal por ervas, por exemplo;
    • Passar a observar no rótulo dos alimentos a quantidade de sal (que nos rótulos aparece como sódio) presente e evitar aqueles que apresentem alto %VD, ou seja, que representam um percentual alto da quantidade máxima que pode ser consumida de sal por dia;
    • Retirar o saleiro da mesa

    Dica #3: Sal de ervas

    O sal de ervas é um tempero elaborado com ervas e uma quantidade mínima de sal. Pode ser usado para temperar qualquer alimento e tem um sabor ótimo. Você pode substituir os temperos industrializados (que já vimos que são ricos em sódio) por ele. Anote a receita!


    Ingredientes:
    2 xícaras de manjericão desidratado
    3 colheres de sopa de alecrim desidratado
    5 colheres de sopa de orégano desidratado
    1 colher de chá de sal
    Modo de preparo:
    1. Bata o manjericão no liquidificador até virar pó;
    3.Acrescente o alecrim ao liquidificador e bata até virar pó;
    4.Por último, acrescente orégano e o sal e bata até virar pó;
    5.Guarde sal de ervas em um recipiente.



    Rendimento:  9 colheres de sopa = 45g

    Benefícios: Ajuda a prevenir e controlar problemas de pressão, além de inchaços, falta de ar e        doenças no coração. 




    Isabella Barbosa



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário